Semana passada estava estudando Xamarin e resolvi partir para a ação depois de assistir uns vídeos, mas aí começaram os problemas. Não consegui sequer executar o projeto que é criado assim que se escolhe um projeto novo praticamente em branco. Havia acabado de instalar tudo do zero e os problemas foram aparecendo um após o outro até que consegui fazer o bendito projeto funcionar no emulador.

Durante a semana nos deparamos com um problema importante no projeto. Fiz uma proposta de arquitetura para o projeto que estamos desenvolvendo, criei uma  prova de conceito e apresentei pro resto da equipe e começamos a implementar seguindo o modelo, mas na hora de mapear os relacionamentos no Entity Framework nós nos deparamos com um problema que, se não fosse resolvido, poderia causar um grande retrabalho. Felizmente com alguma criatividade e após algumas tentativas arrumei uma solução que evitou impactos no que já havia sido desenvolvido.

Esse post ficaria gigante se colocasse aqui todos os problemas encontrados durante a minha semana de trabalho. O  dia a dia de quem trabalha com desenvolvimento de software é baseado em resolver problemas dos mais diversos tipos, alguns são herdados e outros nós mesmos criamos na tentativa de criar uma solução para algum outro problema.

O mais importante é não desanimar e não se deixar frustrar, afinal de contas sempre há alguma alternativa e certamente alguém já passou por algum problema parecido. Mesmo profissionais experientes como eu, por mais que estejam usando tecnologias que dominam, acabam por se deparar com problemas mais complexos. A natureza de um projeto é construir algo novo e isso vem acompanhado de uma série de situações novas que terão que ser resolvidas ou contornadas.

Seguem algumas dicas de como costumo lidar com situações que estou tendo dificuldades para encontrar uma solução:

  1. Dê um tempo no que está fazendo, levante vá dar uma volta e tomar um café ou uma água. O importante aqui é quebrar nosso estado mental para poder enxergar a solução.
  2. Seja humilde e peça ajuda para algum colega de trabalho. Muitas vezes você mesmo encontrará a solução apenas explicando o problema para outra pessoa (acredite, isso acontece muito), mas se não acontecer a ajuda de quem não está envolvido com o problema pode ajudar bastante.
  3. Pesquise na internet e, se não encontrar uma solução, experimente pedir ajuda em fóruns de discussão. O tamanho da comunidade de desenvolvimento ao redor do mundo é impressionante e quase sempre existe alguém disposto a ajudar.

Quem trabalha com desenvolvimento de software e não gosta de resolver problemas está na profissão errada.

Obs.: Estou tentando resolver um problema com meu Visual Studio enquanto escrevo este post. Coincidência?!?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *